sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

O Yorkshire nosso de cada mesa

Olá meus caros,

Infelizmente esta semana a sociedade brasileira ficou chocada com a atitude da enfermeira que matou um Yorkshire a pancadas...uma cena lamentável, que demonstra o grau de loucura em que encontra-se o ser "humano'.

Um dos vídeos mais assistidos no Youtube, um dos assuntos mais comentados nas redes sociais e, no mínimo, como diria o programa TV Animal, "um crime contra a natureza".

Também fiquei chocado com a cena, porém não pude deixar de pensar em outras questões, sendo que a que mais me chama a atenção é o fato de ficarmos chocados porque um animal doméstico foi maltratado e assassinado. Por que também não nos chocamos com os assassinatos a queima-roupa que temos assistido pela televisão? Por que não ficamos estarrecidos ao ver que a sociedade se afunda cada vez mais na dependência do Crack? Mas o principal motivo de reflexão é: Por que a sociedade não se incomoda com o hamburguer em seu prato? A picanha no espeto? O frango assado? O foie gras na bandeja? O baby beef do restaurante chique?

Todos os dias, milhões de animais são assassinados para que nossas "necessidades"alimentares sejam supridas. Alguém aqui, já foi em uma granja e viu como é todo o processo de criação e engorda dos saborosos frangos? Já viu o que acontece com o bezerro macho em um criatório de gado de leite? Já entrou em um frigorífico?

Não sou Vegetariano e muito menos Vegano, mas não concordo com a maneira com que nos relacionamos com os demais animais, "objetificando" a natureza. Usamos a justificativa de que é necessário, mas será mesmo? 

Por que um animal é saboroso em um local e sagrado em outro? Por que o cão usa roupa e colares caríssimos em um país e vai para a frigideira em outro?

Para mim, hábitos culturais fortemente arraigados na sociedade podem ser modificados através da mobilização crítica em prol de interesses por um mundo ambientalmente equilibrado. Porém, enquanto continuarmos vivendo na hipocrisia e no estado de inércia em que nos encontramos, as coisas só tendem a piorar.

Moral da história: 
O Yorkshire da enfermeira vira "trending topics", mas por favor, não mexa no Yorkshire nosso de cada mesa!

Tenho dito.

Nenhum comentário: